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RoboMind

Como criar arquivos .map

Arvid Halma
University of Amsterdam
28 de Agosto de 2007

Traduzido por:
Fernando Luís Merízio ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )

Revisado por:
Diego Leonardo Urban


1 - Introdução

Este documento explica brevemente o formato de arquivo dos mapas para o RoboMind¹, assim, você mesmo será capaz de criá-los ou modificá-los.

2 - Formato do arquivo

O formato de arquivo '.map' é um simples arquivo ASCII com uma extensão diferente. Portanto eles podem ser abertos com um simples editor de textos como o Notepad ou Wordpad. O arquivo contém uma descrição do mundo como se ele fosse um quebra-cabeça. Cada peça é chamada de ladrilho. Eles são todos do mesmo tamanho e podem ser colocados próximos uns dos outros. Cada ladrilho tem seu próprio símbolo em um arquivo .map.

Além dos ladrilhos, você será capaz de traçar linhas no mapa escrevendo as coordenadas da linha em uma lista. Essas então serão colocados corretamente pelo RoboMind no mapa.

É permitido usar linhas de comentários no arquivo. De modo que a linha começa com # e pode ser usada para escrever observações para outros usuários. Eles não terão nenhum efeito no mundo.

3 - Exemplo

Um exemplo de um mapa está listado abaixo: Na linha 21 começa a atual definição do mapa; os comentários antes são ignorados.

# Arquivo Map para RoboMind
# www.robomind.net
#
# (As linhas que começam com ’#’ são comentários)
#
# Os ladrilhos são:
#   A..Z                 ladrilhos de A até Z
#   @        Início     
#    *        Objetos
#
# Os traços podem ser adicionados na lista desta forma: ([cor], [tipo], [x], [y]) 
#
# [cor]    :      w = branco
#             b = preto
# [tipo]    :       . = ponto simples
#             − = risco horizontal para a direita
#              | = risco vertical
# [x]        :        número inteiro para posição horizontal
# [y]        :        número inteiro para posição vertical

pintar:
{(w, -, 2, 2) , (b, . , 2, 2)}

map



3.1 - Resultado

Isso resultaria no seguinte mapa:

 

 

4 - Os Ladrilhos

O mapa é definido por um número de linhas que iniciam na próxima linha do identificador map:. No exemplo isto corresponde a linha 24. Os ladrilhos são representados por letras capitulares. Atualmente os seguintes ladrilhos existentes são:

Espaços correspondem a espaços vazios no campo.
Também podem ser adicionadas objetos com um asterisco ‘*’. Você também pode definir onde o robô nasce. Isso é feito marcando um ponto com o sinal “@”.

 

5 - Pintar

Os traços podem também serem adicionadas ao mapa. Isso pode ser feito escrevendo uma lista com os seguintes pares:

(cor, tipo, x , y)

onde:

cor = A cor da pintura
Pode ser somente w ou b, respectivamente branco e preto

tipo = A forma da linha
. = um ponto
− = uma linha horizontal para a direita
| = uma linha vertical para baixo

x = a posição horizontal onde a linha começa
y = a posição vertical onde a linha começa

 

Linhas horizontais e verticais ocupam exatamente dois blocos. Um ponto ocupa um bloco. No exemplo duas linhas são definidas: { (w, -, 2, 2,) , (b, . , 2, 3) } uma linha horizontal em x = 2, y = 2, e um ponto preto em x = 2, y = 3

O canto superior esquerdo da tela é x = 0 e y = 0 (em quase todos os casos você irá querer desenhar um muro aqui). A direção x é da esquerda para a direita, a direção y é de cima para baixo².

Observe que o curso da lista deve começar imediatamente depois de pintar e não são permitidos espaços em branco (espaços, tabulações, linhas de quebra).

 

6 - Teste a sua criação

Quando você terminou de definir o seu mapa você deve salvar ele com um nome que você escolher. Por favor use a extensão “.map” ao invés da extensão “.txt”.

Agora, inicie o RoboMind para testar o seu mapa. É só clicar em Arquivo > Abrir mapa.

 

¹ ver http://www.robomind.net
² esse é o padrão de desenhar imagens na tela