Home Artigos RoboLab
Artigos Robolab
Exibir # 
Num. Weblink Acessos
1   Link   O uso do Lego Mindstorms no apoio ao Ensino de Programação de Computadores
O presente trabalho apresenta um ambiente com uma linguagem de
programação simples e amigável, integrado à robôs Lego Mindstorms da
linha NXT. Essa estrutura foi experimentada com alunos do primeiro semestre
de Ciências da Computação, como atividades adicionais na disciplina de
Programação de Computadores. Essas atividades também são descritas nesse
trabalho.

VAHLDICK, A. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori ; URBAN, D. L. ; KRUEGER, M. L. ; HALMA, A. . O uso do Lego Mindstorms no apoio ao Ensino de Programação de Computadores. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009, Bento Gonçalves. XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 523-526.
1968
2   Link   Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados
A utilização da robótica como instrumento de ensino permite aos
estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar
soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Este artigo apresenta um
experimento envolvendo assuntos relacionados com as disciplinas de
geografia, matemática e programação de computadores explorados através de
atividades com robôs. Um ambiente de programação de robôs adaptado para
viabilizar o experimento também é descrito neste artigo. Algumas
considerações são apresentadas a partir de uma oficina de experimentação
realizada com alunos do ensino médio.

BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori ; VAHLDICK, A. ; URBAN, D. L. ; KRUEGER, M. L. ; HALMA, A. . Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009, Bento Gonçalves. XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 1811-1820.
2625
3   Link   Ambiente de programação de robótica educacional com Lego Mindstorms
URBAN, D. L. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori . Ambiente de programação de robótica educacional com Lego Mindstorms. In: 3ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. 3ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE. Blumenau : Dynamis revista tecno-científica, 2009. v. 15. p. 33-33.
1926
4   Link   Aprendizado lúdico: a utilização da robótica como instrumento de ensino
KRUEGER, M. L. ; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori . Aprendizado Lúdico: a utilização da robótica como instrumento de ensino. In: 3ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. 3ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE. Blumenau : Dynamis revista tecno-científica, 2009. v. 15. p. 11-11.
1913